sexta-feira, 24 de julho de 2009

Equipamento 100% luso prevê para 2011 internet de 10 Gb

O equipamento de fibra ótica apresentado nesta quinta-feira pela Portugal Telecom Inovação, Instituto das Telecomunicações e Universidade de Aveiro poderá ser lançado no mercado português dentro de um ano, levando à casa dos consumidores Internet com velocidades ultra-rápidas de até 10 gibabytes (Gb) por segundo.
"Com as tecnologias de fibra ótica, conseguimos trabalhar em centenas de gigabytes por segundo (Gbps). O objetivo do projeto é a massificação da banda ultra larga, acima dos dois gigabytes por segundo até as casas dos usuários", disse o pesquisador auxiliar no Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, Paulo André.
O projeto "ONT 10 Gb", terminal de fibra ótica que converte o sinal de fibra em sinal digital nas casas dos consumidores, foi desenvolvido ao longo de dois anos, podendo chegar ao mercado em 2011 e assim que as barreiras ao nível dos equipamentos, dos servidores e do preço dos terminais forem sendo ultrapassadas, como salientou o presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava.
A apresentação do projeto 100% português, ocorreu nas instalações do IT em Aveiro, onde foi possível assistir a demonstrações de redes de acesso em fibra ótica GPON com uma velocidade de largura de banda de 700 megabytes por segundo. Segundo a PT, o "ONT 10 Gb" antecipa as necessidades de largura de banda decorrentes da chegada ao mercado no curto prazo da Televisão Super HD (alta definição) e 3D e das plataformas de tele-presença.
A PT Inovação desenvolveu também um equipamento terminal que permite fazer uma oferta sobre a fibra ótica até um Gbps, que "constitui uma forte aposta para dar resposta à irreversível transformação das redes de comunicações, em que o novo meio passa a ser fibra óptica em substituição do cobre e do coaxial".
"Um Gbps pode estar disponível já. Mas ainda há barreiras físicas, como o preço dos equipamentos terminais e a capacidade de upgrade de banda pelos servidores", lembrou Zeinal. Questionado sobre a meta da PT de ligar um milhão de casas até o final deste ano, Bava resumiu: "É realizável". (Fonte: Agência Lusa 23/06/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário