sexta-feira, 17 de julho de 2009

Saúde abalada: Beneficência de Santos em processo de insolvência

Administrado pelo político Ademir Pestana, o hospital estaria com situação financeira em coma. Presidente pode ser responsabilizado pelo endividamento Foto: Armênio Mendes e Ademir Pestana (arquivo Mundo Lusíada).
O ex-vereador Ademir Pestana, há anos presidindo a Beneficência Portuguesa de Santos (cidade litorânea de São Paulo, Brasil), deverá ter muitas, muitas dificuldades para provar aos conselheiros Ernesto Vieira da Silva, Frederico Vaz Pacheco de Castro e Armênio Mendes, que a situação do hospital que dirige não se encontra em situação de falência. Esses conselheiros querem a saída da Mesa Diretora da entidade presidida pelo ex-vereador.
O pedido conta com 72 assinaturas protocolado na Secretaria do Conselho dia 6 de julho. Não é a primeira vez que uma entidade portuguesa ligada à saúde no Brasil é envolvida em escândalos desse tipo. Já vimos histórias em entidade no Rio de Janeiro (como já denunciou muito a jornalista Eulália Moreno), como no Centro Trasmontano em São Paulo, salvo da falência pelo competente Fernando José Moredo, e agora se repete em Santos.
Curiosamente dessa vez, um político na presidência, e há muito tempo, é o alvo das denúncias. Não menos curioso, ele sempre apareceu irmanado com os acusadores de hoje, por freqüentar as entidades luso-brasileiras da baixada santista.
Ademir Pestana diz que as afirmações divulgadas na imprensa têm prejudicado as atividades do hospital, derrubando as vendas de planos de saúde e cancelamentos de cirurgias. E atribuiu as acusações a “interesses políticos” por parte dos conselheiros.
Nas últimas eleições municipais em Santos, Pestana não conseguiu reeleição. Portanto estava mais voltado ao hospital. Agora, caso tenha que responder por irregularidades, não terá a política nem a presidência em questão. Prestes a completar um século e meio de fundação, a Beneficência estaria "em processo de insolvência". “Não dá para manter uma Diretoria Executiva que engana sócios, conselheiros e sociedade", alega Armênio Mendes, que há quatro anos preside o Conselho Deliberativo e antecipa estar "preparando um processo jurídico para responsabilizar essa diretoria por desmandos e endividamento bancário sem nos dar conhecimento". Estamos acompanhando o desenrolar dessa história. A matéria completa pode ser lida em nosso site (mundolusiada.com.br).

6 comentários:

  1. Em minhas pesquisa pela net descobri que um antigo diretor(1990-1995) também já moveu processo civil contra o radiologista responsável pela bomba de cobalto,mas ali no caso foi uma morbida indenização de 30 mil por calunia, quanto ao atual presidente claro que a responsabilidade cabe a ele também , agora eu pergunto qual o valor que cabe a cada vitima deste crime???Li também relatos de pacientes e um deles teve parte de seu coração danificado por radiação excessiva levando-o a obito por cancer ou infarto não importa o que mata mesmo é a radioterapia !!!!Até quando seremos vitimas de inescrupulosos psicopatas que esconde-se ou disfarçam-se de Médicos e Administradores dentro desta e outras entidades ligadas ao cancer!!!Fabrica de Mortos !!!Foi o que em 2005 que eu levei um susto e até hoje estou com o mesmo olhar de espanto só que agora minhas suspeitas se fundamentaram..."Fabrica de Mortos"!!!Facil morto não dá trabalho, morto não reclama...mas eu particularmente quero saber da prestação de contas saber se foram cobradas apenas as aplicações ministradas ou se além da fraude do tratamento ouve fraude aos Sus , aos enumeros convenios e ao particulares...Nós exigimos a verdade !!!Como uma das cidades de melhor qualidade de vida tem o maior indice em obitos por cancer do estado???REPITO""Fabrica de Mortos""
    assinado...
    Voz do Além Santos 22/10/2009 04.45

    ResponderExcluir
  2. Falo em nome de todos os mortos !!!eles não falam mas eu estou aqui a falar por eles!!!

    ResponderExcluir
  3. Quantos mortos são??? desde que ano isso ocorre já que o MP so pode investigar á partir de 2006, garanto que se levantarem o avental vai sair muito mais se levanterem o estetoscopio ouvirão mortos gritarem desde os anos 90!!!

    ResponderExcluir
  4. retificando o processo movido foi contra a bene, mas no referido consta uma acusação de pagamento indevido há UNIRAD!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu penso o seguinte de fato ...administrar um hospital não é facil, portanto nada mais justo que médicos façam isso e que antes de serem administradores jamais se esqueçam do juramento que fizeram ao se diplomarem....o verdadeiro médico o é por vocação seus principios jamais permitiram que a ganância os levem a matar seus pacientes ,o médico tem esperança sempre, até o ultimo suspiro!!! ... estão achincalhando o nome desta veneravel beneficiência com 150 anos de tradição!!!Que a verdade seja apurada e se faça a Justiça isso pedem os Santistas e Brasileiros !!!

    ResponderExcluir
  6. Os pacientes e famílias lesadas por tratamento criminoso de câncer,sei q o ministério público acatou denúncia e depois como fico? As famílias foram indenizadas? Acabou em pizza?

    ResponderExcluir