segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SINTRA PORTUGAL PRO 2009 - PRAIA GRANDE - 25 A 30 DE AGOSTO

Os melhores bodyboarders do mundo vão discutir o título na Praia Grande
A partir de amanhã, as atenções vão estar todas voltadas para o Sintra Portugal Pro 09, cujo prize money de 60 mil dólares continua a fazer desta prova a mais premiada e concorrida do Circuito Mundial de Bodyboard
Lisboa, 24 de Agosto de 2009 - Tem amanhã início a 14ª edição do Sintra Portugal Pro, a mais premiada e concorrida prova do Circuito Mundial de Bodyboard que este ano vai uma vez mais bater os recordes de participação - em 2008, estiveram presentes mais de 180 atletas vindos do mundo inteiro. O CHECK-IN É ÀS 09H00, COM INÍCIO DE PROVA PREVISTO PARA AS 09H30.
A acontecer na Praia Grande de 25 a 30 de Agosto, esta que é a 6ª etapa do IBA World Tour 09 conta agora com um dia extra no calendário, prevendo-se para toda a semana as melhores condições em termos de mar e vento, especialmente no sábado, quando as ondas deverão ultrapassar os três metros. Quanto ao primeiro dia de prova, espera-se por um pico a meio da jornada, com as ondas a rondarem os dois metros e ventos de noroeste.
Depois da passagem entre 12 e 16 de Agosto por Viana do Castelo, a primeira etapa desta temporada na Europa e onde o brasileiro Eder Luciano se sagrou vencedor, os melhores bodyboarders rumaram a Sopelana, Espanha (www.sopelanabbkpro.com), etapa vencida por Amaury Laverhene e Jessica Becker, que partem para o Sintra Portugal Pro na 15ª e na 4ª posição do ranking geral masculino e feminino.
Entre os bodyboarders nacionais, Gastão Entrudo passou do 11º para o 17º lugar da tabela mas continua a ser um dos favoritos do circuito. Já Manuel Centeno e Hugo Pinheiro recuperaram alguns lugares no ranking, ao subirem, respectivamente, para a 25ª e 32ª posição (estavam em 39º e 45º antes de Sopelana.
Para já, são também certas na Praia Grande as presenças de alguns dos grandes nomes da modalidade a nível nacional e internacional, como é o caso, entre outros, de Guilherme Tâmega, hexacampeão mundial e detentor do título de 2008 do Sintra Pro, os veteranos Jeff Hubbard e Mike Stewart, ou Uri Valadão, actual campeão do Circuito Mundial. Na categoria feminina, aguarda-se também por Neymara Carvalho para defender o título mundial conquistado em 2008, mantendo-se para já na segunda posição no ranking de 2009 - Eunate Aguirre é a actual líder, enquanto Rita Pires e Catarina Sousa encontram-se, respectivamente, no 6º e 10º lugar da classificação geral, ambas com passagem prevista pelo Sintra Portugal Pro 09.
Aguarda-se então com toda a expectativa pelo início do Sintra Portugal Pro, 6ª etapa do Mundial de Bodyboard de 2009 a valer 2000 pontos para a categoria Masculina e 1500 para a Feminina, este ano com uma prova do Mundial de Dropknee a valer $5000 (aprox. €3500), e ainda incluída no circuito Grand Slam, competição paralela criada pela IBA - International Bodyboarding Association (www.ibatour.com) que contribui com maior pontuação para o ranking e à qual apenas ascendem provas consideradas de destaque em termos de qualidade das ondas, excelência da organização, prize money e relevância histórica.
A 14ª edição do Sintra Portugal Pro é organizada pela Federação Portuguesa de Surf em colaboração com a Iba - International Bodyboarding Association e com a Associação Portuguesa de Bodyboard, contando com os apoios oficiais da Meo/Tmn, da Vitalis, da Super Bock, da Caetano Zoom, do Idp, da Eastpak, da Temahome e da Soulspot. Os media partners são a Mega FM, a Zona Radical e a Rideit.
(Informou ao Mundo Lusíada: Miguel Satúrio Pires - Comunicação da Federação Portuguesa de Surf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário