quinta-feira, 11 de março de 2010

Hipismo: Adestramento retoma seletivas para o Mundial 2010

Thaisa Tavares de Almeida e Riopele: em busca do 2º índice e sonho de integrar a equipe brasileira de Adestramento nos Jogos Equestres Mundiais de 2010 ao lado da irmã e amazona olímpica Luiza Almeida. Leandro A. Silva e Oceano do Top: conjunto olímpico pode definir 2º índice rumo Mundial de Kentucky, EUA, nesta sexta-feira.
A busca por uma vaga na equipe de Adestramento que representará o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky, Estados Unidos, recomeça nesta sexta-feira, 12 de março, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP), palco do primeiro de três Concursos de Dressage Internacional, categoria 3 estrelas (CDI3*) que serão realizados até final de maio. A prova válida para seletiva é o Grand Prix “B” agendado para as 14h00.
Para conquistar a pré-qualificação o conjunto (cavalo/cavaleiro) precisa alcançar um índice mínimo de 64% em nota atribuída por juiz de nível olímpico da Federação Equestre Internacional (FEI). Nesta seletiva duas juizas tem esta atribuição: Katrina Wuest, da Alemanha, e Elizabeth McMullen, do Canadá. Atuarão, ainda, no júri, Cel. Salim Nigri, Claudia Moreira mesquita e Sabine Bilton, pelo Brasil.
Os pré-qualificados
Em 2009 foram realizadas 5 seletivas no Brasil, onde três conjuntos alcançaram os dois índices necessários: Luiza Tavares de Almeida montando Samba e Rogério Silva Clementino com duas montarias, Nilo VO e Portugal. Competindo fora do Brasil a amazona mineira Renata Costa Rabello montando Ludewig G também já assegurou dois índices. Na seletiva desta sexta-feira dois conjuntos podem confirmar o segundo índice e a pré-qualificação: Thaisa Tavares de Almeida montando Riopele e Leandro Aparecido da Silva com Oceano do Top.
A programação do CDI3* compreende também outras provas: na sexta acontece no período da manhã o Prix St. George, no sábado, 13, o Grand Prix Special e Intermediária I e no domingo, 14, o Freestyle – prova com coreografia e música – das séries Intermediária I e Grand Prix.
Freestyle é tema de palestra
Juíza Internacional 5 estrelas e considerada uma das maiores autoridades quando o assunto é Freestyle, a alemã Katrina Wuest - presidente do júri no CDI - estará ministrando uma palestra logo depois da prova seletiva para o Mundial, o Grand Prix B, na tarde desta sexta-feira.
“Requisitada mundialmente como juíza apta a qualificar os conjuntos para os grandes eventos internacionais e por sua importante contribuição quanto ao conceito e à evolução do Freestyle, Katrina Wuest representa uma oportunidade única de adquirir mais conhecimento sobre este tipo de prova, que se tornou o carro chefe das apresentações de Adestramento, pela sua beleza, dinâmica e criatividade, integrando a música nas apresentações técnicas e artísticas”, comenta Sabine Bilton, coordenadora da palestra.
Concurso de Adestramento Nacional
Paralelamente às disputas do CDI3* a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) promove um Concurso de Adestramento Nacional (CAN) com participação de atletas que competem em diferentes categorias nas series Pôneis, Elementar, Preliminar, Média I e II, Forte I e Cavalos Novos de 4, 5 e 6 anos.
Eventos abertos ao público, o CDI3* e o CAN tem promoção da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e organização da Federação Paulista de Hipismo (FPH). O Clube Hípico de Santo Amaro fica na Rua Visconde de Taunay, 508, bairro de Santo Amaro, na Capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário