quinta-feira, 11 de março de 2010

HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO

Arquivo Público resgata a história da imigração no Estado de São Paulo
Com a digitalização de documentos oficiais dos Núcleos Coloniais do Estado, descendentes de imigrantes e pesquisadores têm acesso ao acervo pela internet
O Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de disponibilizar ao público cerca de 40 mil páginas de documentação sobre a história da imigração em território paulista. A iniciativa irá auxiliar estudantes e pesquisadores a saberem um pouco mais sobre a história de imigração no estado, além de ajudar os descendentes de imigrantes a conhecer a história de suas famílias. A documentação pode ser acessada pelo site www.arquivoestado.sp.gov.br/imigracao
Neste site é possível pesquisar os imigrantes citados nos documentos referentes aos Núcleos Coloniais do Estado de São Paulo, estabelecidos no final do século XIX e início do século XX, no âmbito da política de incentivo à imigração de europeus para o Brasil. Basta escrever o nome do imigrante e todos os documentos referentes a ele serão visualizados pelo usuário. Aos interessados em obter cidadania estrangeira, o Arquivo Público do Estado fornece certidões para finalidades jurídicas, serviço prestado por funcionários especializados na leitura e transcrição paleográfica de documentos.
Também é possível visualizar outros documentos, como certidões de batismo e casamento, passagens, passaportes, jornais produzidos por imigrantes no Brasil, cartas, listas de bordo e outros documentos relativos a imigrantes que vieram ao estado de São Paulo em diferentes períodos de nossa história. Parte dos documentos foi extraída do Fundo da Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, que concedia lotes de terras aos colonos recém-chegados ao país.
O agrupamento desta documentação foi realizado na página “Imigração em São Paulo” que tem por objetivo divulgar a riqueza documental do acervo do Arquivo Público em relação ao tema da Imigração. Neste espaço, os pesquisadores também encontram indicações de textos publicados pelo Arquivo Público do Estado sobre o processo migratório no estado. Uma exposição virtual sobre a imigração em São Paulo foi desenvolvida a fim de estimular o uso de documentos históricos como recurso pedagógico e estimular o debate sobre o tema em sala de aula.
História
A implantação dos Núcleos Coloniais ocorreu em diversos locais do interior do estado, como Campinas, São Bernardo do Campo, Guaratinguetá, Ibitinga, Iguape, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto, entre outros. Foram estabelecidos em terras do estado e loteados entre os imigrantes. A principal atividade era a agricultura para a produção de alimentos, que eram vendidos para os mercados locais. Ao contrário de outras regiões do país, os núcleos coloniais paulistas não tinham o objetivo de povoar a região, e sim de obter mão-de-obra complementar às grandes fazendas.
O tratamento técnico da documentação dos Núcleos Coloniais do Estado de São Paulo teve início com o projeto Presença do imigrante na memória nacional: preservação e divulgação do conjunto documental dos Núcleos Coloniais da Região de Campinas (1886-1922), que contou com o apoio financeiro do BNDES e incluía a higienização, restauração, microfilmagem e divulgação de documentos dos Núcleos Coloniais de Campos Sales, Nova Veneza e Nova Odessa na internet. Hoje, por iniciativa do Arquivo Público, pesquisadores e descendentes de imigrantes têm acesso a toda documentação dos Núcleos Coloniais que compõem o acervo da instituição.
Sobre o Arquivo Público do Estado de São Paulo
O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico, grande quantidade de jornais e revistas e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.
Visite nossa sala de imprensa:
www.arquivoestado.sp.gov.br/imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário